Backup = Cópia de segurança

Agenda NOVA ERA - Compromissos e Contatos

Moderador:Nelson

Avatar do usuário
Nelson
Site Admin
Mensagens:758
Registrado em:28 Fev 2004, 10:59
Contato:
Backup = Cópia de segurança

Mensagem por Nelson » 08 Set 2005, 11:58

Qualquer pessoa com um pouco de tempo de trabalho com computadores já deve ter ouvido de algum técnico a pergunta "Tem backup de seus dados?" pois muitas coisas podem dar errado e causar a perda de seus dados.
Para manter seus dados sempre seguros a maioria dos aplicativos tem um sistema de backup, e com a ANE não poderia ser diferente, podendo inclusive se agendar uma solicitação de backup após decorridos x dias do último backup.
O backup nada mais é do que uma imagem de seus bancos de dados no momento da cópia, por este motivo não é possível restaurar um backup de uma versão diferente da que você estava utilizando no momento da cópia, pois a estrutura do banco de dados pode ter sido alterada.
Bem já temos uma maneira fácil de efetuar a cópia de nossos dados, o segundo passo é onde armazenar esses dados com segurança.
Uma maneira incorreta é armazenar a cópia no próprio HD pois se o HD deixar de funcionar lá se foram seus dados.
Disquetes também não são recomendáveis por ser uma mídia frágil de pouca capacidade de armazenamento e com alto índice de erros no momento da restauração de seus dados.
O ideal para pequenas quantidades de dados seriam os CDs e para grande quantidade as HDs.
No caso da ANE o mais recomendável é o backup em CD que pode ser o normal ou o regravável.
Editado Abril/2008: Atualmente os mais recomendável são os pen-drivers.
Caso não possua uma unidade de CD (ou pen-drive) e tiver acesso a internet explicarei abaixo uma maneira segura de backup.
O sistema de backup da ANE compacta e agrupa todos os arquivos num arquivo com o nome BackupANE.V22 (o V22 significa a Versão 2.2).
Se estiver usando um CD regravável/pen-drive basta informar a unidade no momento do backup, clicando no botão Selecionar.
Para gravação num CD normal, usando o Windows XP basta arrastar a pasta Dados22 para a unidade de CD, se estiver usando outro sistema operacional, abra seu programa de gravação de CD e adicione a pasta Dados22.
Para quem não tem unidade de CD mas acesso a internet basta criar o backup em uma pasta do micro, envie este arquivo para seu disco virtual ou envie anexo a uma mensagem, a maioria dos programas de web mail permite a criação de pastas, crie uma pasta com nome backups e mova a mensagem enviada para esta pasta.

Trancado